sexta-feira, 11 de novembro de 2016

ColorADD na Biblioteca

No início deste ano letivo, 2016-2017, a Biblioteca Geral do Instituto Nun'Alvres passou  a aplicar aos seus serviços, o Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos - ColorADD -.

 

O ColorADD é um código único, inclusivo, universal e transversal desenvolvido com base nas três cores primárias representadas através de símbolos gráficos, permitindo a todos os indívíduos com dificuldade em interpretar as cores, os daltónicos, relacionar os símbolos e facilmente identificar toda a paleta de cores.
 
 
Ao introduzir o código ColorADD na biblioteca, todos os livros foram etiquetados com as cores e símbolos correspondentes que identificam cada uma das classes CDU - Classificação Decimal Universal.
 
 
Nas bibliotecas os livros estão agrupados por assuntos de acordo com a CDU, estando associada uma cor a cada assunto. A utilização dos símbolos, que compõem o código ColorADD, na lombada dos livros, nos porta títulos e sinalética em geral com a respetiva cor associada ao tema, dá forma a um dos princípios básicos das bibliotecas: um espaço de todos para todos.
 
 
Foi dada formação a todos os alunos em início de Ciclo e de 6ºano sobre o ColorADD e a sua aplicação na biblioteca. 
 
Este é um projeto apresentado e financiado pela Câmara Municipal de Santo Tirso que providenciou todos os materiais necessários para as alterações introduzidas.

Sem comentários:

Publicar um comentário