terça-feira, 18 de outubro de 2016



«Bruaá nas bibliotecas
escolares»
Comemoração do Dia das Bibliotecas Escolares
24 e 25 de outubro de 2016




Neste ano a comemoração do mês internacional das bibliotecas escolares, com particular atenção para o seu dia, 24 de outubro, faz-se por todo o concelho. Convidámos um escritor e editor para apresentar a história e o ciclo de um (ou vários) livro(s), assim nasceu a Bruaá nas bibliotecas escolares, iniciativa dinamizada por Miguel Gouveia a partir de um convite da Biblioteca Municipal de Santo Tirso. Nos dias 24 e 25 de outubro andaremos pelas bibliotecas escolares dos agrupamentos de escolas de Santo Tirso e dos nossos colégios. Nesta sessão, aberta a alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, o autor desvendará o percurso do livro, desde a “ideia” na cabeça do autor até às mãos do leitor. É uma oportunidade para colocar todas as dúvidas sobre edição, "desfazer" o livro, ouvir algumas histórias e conhecer uma seleção das mais originais edições que se vão fazendo por esse mundo fora.

A bruaá nas bibliotecas
Miguel Gouveia foi professor de português e inglês durante 10 anos. Em 2008, confrontado com uma oferta algo limitada de literatura para a infância, cria, em conjunto com Cláudia Lopes, a editora Bruaá. Posteriormente, abandona o ensino para se dedicar a tempo inteiro à edição e tradução. Em 2010 termina o Mestrado em “Livros e literatura infanto-juvenil” pela Universidade Autónoma de Barcelona. Oito anos e pouco mais de 30 livros depois, a Bruaá continua a resistir a quatro mãos na Figueira da Foz, onde a sua atividade se divide entre a edição e o design de comunicação. O seu catálogo conta com vários autores de referência mundial, como Shel Silverstein, Bruno Munari, André François, Wolf Erlbruch, entre outros. Mais recentemente, as suas propostas editoriais, resultantes de uma selecção altamente criteriosa, têm vindo a ser reconhecidas mundialmente, tendo sido traduzidas e publicadas em vários países.

Rede de Bibliotecas de Santo Tirso
A rede concelhia abrange todas as bibliotecas escolares da rede de escolas públicas, assim como outros projetos educativos, como a Escola da Ponte, envolvendo milhares de alunos de todos os ciclos de ensino básico e secundário. As bibliotecas escolares são o coração das escolas e com esta rede concelhia pretende-se dinamizar a leitura, o conhecimento e a criatividade.
--------------------------
BIBLIOTECA MUNICIPAL
Quinta de Geão. 4780-733 Santo Tirso
Telefone: 252 833 428
E-mail: biblioteca@cm-stirso.pt











Sem comentários:

Enviar um comentário