terça-feira, 7 de junho de 2016

Maratona de Leitura 24 Horas a ler
2 e 3 de julho de 2016
 
A Maratona da Leitura – 24 Horas a Ler entra este ano na sua quinta edição. Trata-se de um evento com características únicas no Interior do país e que ambiciona subir a um novo patamar de exigência e qualidade na edição de 2016, onde a figura do poeta Fernando Pessoa estará em destaque.
A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, será o centro de operações desta maratona de 24 horas de leitura ininterrupta. Cada um escolhe o que pretende ler e o único desafio é o que faça em voz alta. Estamos a convidar todo o país a associar-se a esta maratona e o próximo passo é que o mundo também se envolva na denominada Dia da Leitura Planetária.
Sobre a quinta edição da Maratona da Leitura, que decorre ao longo de 24 horas nos dias 2 e 3 de julho, Fernando Pessoa estará no centro das atenções, servindo de mote a diversas atividades: exposição «Os lugares de Pessoa» (cedida pela Casa Fernando Pessoa), projeção multimédia «Fernando Pessoa aos olhos de crianças e jovens da Sertã», Correio de Fernando Pessoa, momentos de declamação de poesia do autor e realização de várias conversas informais, ao longo de 24 horas, com a presença de vários escritores, em diferentes locais do concelho da Sertã. Teremos alguns dos maiores especialistas e seguidores da obra de Pessoa, como Jerónimo Pizarro e Ricardo Belo de Morais, e contaremos com a presença de Luís Miguel Rosa Dias e Manuela Nogueira, ambos sobrinhos de Fernando Pessoa. Valter Hugo Mãe é outro dos escritores que aceitou o nosso convite para estar na Maratona, sendo de esperar que mais escritores nacionais estejam igualmente presentes.
Mas a Maratona da Leitura compreenderá outras atividades paralelas, destacando-se o encontro de bibliomóveis, o espetáculo multimédia «Jogo de Cartas» e ainda o já citado Dia da Leitura Planetária, para a qual estamos a convidar diversas bibliotecas espalhadas pelo mundo, a quem desafiamos a ler connosco em voz alta durante um dia inteiro. Algumas bibliotecas do Brasil já aceitaram o nosso repto e existem boas probabilidades de contarmos com colaborações de bibliotecas de mais países sul-americanos.
O grande desafio é, contudo, convencer a população portuguesa, onde quer que esteja, a ler durante alguns minutos em voz alta. Podem escolher o seu autor preferido, um poema, um texto em prosa ou até uma obra da sua autoria, o que importa é que partilhem esse momento tão pessoal – como é a leitura – com o público. A leitura poderá ser feita de forma presencial, na Biblioteca Padre Manuel Antunes, na Sertã, ou via skype.
Acima de tudo, a Maratona de Leitura pretende ser uma oportunidade de partilha de gostos, interesses, opiniões, além de uma ocasião para divulgar escritores e obras literárias e uma atividade de incentivo à escrita e à leitura em voz alta. Para quem escuta é um momento de apreciação e de contemplação, quem lê experimenta e expõe-se, lendo em voz alta e partilhando o que selecionou para ler.
A Maratona da Leitura – 24 Horas a Ler é uma organização da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e da Câmara Municipal da Sertã e conta com o apoio institucional da Casa Fernando Pessoa. Temos também diversos patrocinadores, assim como media partners.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário