quarta-feira, 2 de março de 2016

SÁBADOS NA BIBLIOTECA

Encontro com o escritor Manuel Jorge Marmelo
12 março 2016 | 15h00
«Era Pois Pois Uma Vez» com Clara Haddad
19 março 2016 | 15h00
 
A celebrar vinte anos de vida literária, o jornalista e escritor Manuel Jorge Marmelo está na Biblioteca Municipal de Santo Tirso na tarde do dia 12 de março. A atriz e narradora de histórias, Clara Haddad, está no sábado seguinte. Ambos chegam do Porto e trazem motivos de sobra para uma ida à Biblioteca.

Autor de destaque durante todo o mês de março na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, Manuel Jorge Marmelo (1971) estreou-se na literatura em 1996 com o livro “O homem que Julgou Morrer de Amor / O Casal Virtual”, tendo sido convidado, nesse mesmo ano, a participar na colecânea «A Cidade Sonhada», a par de alguns dos mais reputados escritores, poetas e artistas do Porto.

Com cerca de duas dezenas de títulos publicados até ao momento, Manuel Jorge Marmelo é autor de romances como: «As Mulheres Deviam Vir com Livro de Instruções», de 1999, e «O Amor é Para os Parvos» de 2000. Em 2005 publicou o livro de contos «O Silêncio de um Homem Só» que lhe valeu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco. Regressa aos contos em 2013, com o livro «Zero à Esquerda» e, um ano depois, publica o romance «O Tempo Morto é Um Bom Lugar». É também nesse ano que vence o Prémio Correntes d’Escritas 2014 com «Uma Mentira Mil Vezes Repetida», publicado em 2011.
O encontro com o escritor está marcado para as 15 horas do dia 12 de março. No dia 19, à mesma hora o encontro é com Clara Haddad que nos traz o espetáculo «Era Pois Pois Uma Vez». Para início de conversa, não está mal, mas o que se ouvirá a seguir é garantia de uma excelente tarde passada na companhia da referida atriz e narradora que nos traz uma sessão de histórias para jovens e adultos, na qual o público será convidado a contactar com o riquíssimo imaginário do povo português e dos seus contros tradicionais. São histórias cheias de humor, aventura, amor e mistério.

Embora brasileira, de origem sírio-libanesa, Clara Haddad está radicada em Portugal desde 2005, onde fundou a primeira escola de narração do país, a ‘Escola de Narração Oral Itinerante’, um projeto pioneiro com sede na cidade do Porto e com delegação no Brasil, na cidade de São Paulo. Clara Haddad é atriz, especialista em narração oral e mediação de leitura, mas também produtora cultural, escritora, mestre de cerimónias e celebrante de casamentos com histórias.
Com um percurso de mais de 16 anos, a atriz é igualmente diretora artística e produtora de ‘Um Porto de Contos - Encontro Internacional de Narração Oral’ que se realiza desde 2011 na cidade do Porto. Realiza espetáculos para todos os tipos de públicos, storytelling coaching e palestras em vários festivais, congressos e encontros nacionais e  internacionais, tendo se apresentado em países como: Brasil, Espanha, Bélgica, França, Peru, México e Venezuela.

Sem comentários:

Enviar um comentário