quinta-feira, 4 de junho de 2015


Palestra

DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS

Biblioteca Municipal

9 junho  2015 | 15h00

No âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, que se assinala no próximo dia 9 de junho, a Câmara Municipal de Santo Tirso lança um olhar atento sobre a importância dos Arquivos através de uma palestra que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal.

 
Ana Lúcia Terra, doutorada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra, e Marta Brandão, Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2010) são as palestrantes convidadas para esta iniciativa. A primeira, investigadora do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA) no pólo da Universidade do Porto, tem como áreas de investigação as políticas de informação, o comportamento informacional e a gestão da informação. Por sua vez, Marta Brandão é técnica superior de Gestão de Informação na Divisão Municipal de Arquivo Geral da Câmara Municipal do Porto.

 
Marcada para as 15 horas do dia 9 de junho, as palestras de Ana Lúcia Terra e Marta Brandão acontecessem na Biblioteca Municipal, local por si só emblemático pois é neste edifício que se localiza o Arquivo Histórico de Santo Tirso que tem por missão a salvaguarda da memória do concelho, a difusão do património documental arquivístico e a promoção do estudo e do conhecimento da história local.


Vai nesse sentido a apresentação regular que é feita desde abril último na Biblioteca Municipal de documentos constantes do seu arquivo, com o duplo objetivo de, por um lado, dar a conhecer o próprio Arquivo Municipal e, por outro, contribuir para o conhecimento e estudo da história do concelho a partir do seu acervo.


“Promover e difundir amplamente documentos únicos, extraordinários e raros preservados” é, de resto, um dos objetivos definidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) que, em Assembleia Geral realizada no Québec, em novembro de 2007, definiu o dia 9 de junho como o Dia Internacional dos Arquivos.

 
O objetivo da criação de um Dia Internacional de Arquivos é proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos em todo o mundo.


Ana Lúcia Terra

Professora Adjunta na Escola Superior de Estudo Industriais e de Gestão, do Instituto Politécnico do Porto, onde leciona desde 2002, na Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, no Mestrado em Informação Empresarial, de que é Coordenadora, e na Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares. Licenciada e mestre em História e doutorada em Ciências Documentais, pela Universidade de Coimbra. É investigadora integrada do CETAC.MEDIA, no pólo da Universidade do Porto. As suas áreas de investigação abrangem as políticas de informação, o comportamento informacional e a gestão da informação. Apresentou comunicações e publicou artigos em vários países: Portugal, Croácia, Brasil, Bulgária, Estónia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, México e Turquia.

 

Marta Brandão

Licenciada em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2005), Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2010) e Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Universidade de Aveiro (2013-). Iniciou funções profissionais em 2005, como Gestora de Informação na Associação Porto Digital, com funções dedicadas ao desenho e desenvolvimento de plataformas digitais de informação.

A partir de 2009, é Técnica Superior de Gestão de Informação na Divisão Municipal de Arquivo Geral da Câmara Municipal do Porto, na qual é responsável pelo setor de Incorporação, Descrição e Avaliação de informação e, cumulativamente, responsável pelo setor de Estudos para a Modernização Administrativa, no âmbito deste último presta apoio ao desenho e manutenção do sistema de informação organizacional.

 

---------------------------

BIBLIOTECA MUNICIPAL

Quinta de Geão. 4780-733 Santo Tirso

Telefone: 252 833 428

Sem comentários:

Enviar um comentário