quarta-feira, 15 de maio de 2013

Seminário - Biblioteca do Futuro/Futuro da Biblioteca



O seminário “Biblioteca do Futuro / Futuro da Biblioteca” é o culminar do projeto Art@Biblio, “Rede de Bibliotecas Públicas”, uma parceria que integra 5 câmaras municipais – Matosinhos, S. João Madeira, Stª Mª Feira, Stº. Tirso e Viana do Castelo – com o apoio técnico da Fundação de Serralves, enquanto agente catalisador e dinamizador da rede e das suas iniciativas. 

As profundas mutações que ocorrem no panorama nacional das Bibliotecas Públicas e que decorrem dos desafios impostos pela sociedade da informação/conhecimento, aliados às mutações socioeconómicas do nosso país, impelem-nos a assumir a necessidade de refletir sobre o papel das nossas bibliotecas. 

Face aos recursos disponíveis, é urgente debater a continuidade dos serviços prestados, os novos conteúdos a disponibilizar, e que estes atendam às necessidades informativas, formativas, culturais e de lazer na comunidade em que estão inseridos.
Num contexto absolutamente globalizado, num mundo interconectado e numa conjuntura económica e social extremamente difícil, a sua sobrevivência reside possivelmente na capacidade de se transformarem, requalificando os seus recursos humanos e desenvolvendo novos serviços à medida das necessidades dos utilizadores.



Este é o momento para debater experiências e problemas comuns na procura de soluções consensuais.

Foram convidados a debater estas e outras questões,


Um escritorGonçalo M. Tavares, que se dedicará a pensar “livro como objecto antigo e perfeito. Duas acções: ler e ver. As diferenças entre ver na rua e ler no livro”.



Um Professor UniversitárioProf Luís Amaral, que irá apresentar um projeto intitulado “Casa do Conhecimento” que é simultaneamente um espaço, um grupo de pessoas, um conjunto de recursos e a vontade de entidades públicas e privadas, orquestradas para a dinamização das populações em torno das tecnologias de informação, do conhecimento e da inovação. 



Um bibliotecárioRolf Hapel cuja apresentação pretende abordar os efeitos das mudanças sociais nas bibliotecas e discutir a estratégia nacional da Dinamarca para a biblioteca do futuro. Serão focados temas como a expansão dos serviços digitais, a Biblioteca Digital Dinamarquesa e o desenvolvimento do conceito de bibliotecas como centros para o cidadão. 



um artistaSamuel Silva, que falará sobre "Outras bibliotecas. Uma deriva especulativa sobre as intersecções entre arte contemporânea e bibliotecas."



Pode consultar as biografias completas aqui



Entrada gratuita
Para fazer a sua inscrição telefonar para 22 615 65 40 ou email para i.koehler@serralves.pt
As inscrições são limitadas ao número de lugares do auditório.
Programa disponível aqui.


Organização: Fundação Serralves

Sem comentários:

Enviar um comentário