quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Biblioteca Municipal

No passado dia 22 de outubro, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, Encontros na Biblioteca " Vamos Contar uma História com Adélia Carvalho", no qual participaram os alunos do 1º ciclo da EB1/JI Ermida.



    

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Gestos de Amor

...no Instituto Nun'Alvres


Projeto de voluntariado, apresentado pela ASSTIR,  tendo como objetivo principal a promoção do  relacionamento intergeracional, através da troca de cartas, realizada mensalmente.
Intervenientes no projeto:
  • Alunos 1ºTAS - Técnico Auxiliar de Saúde - | Português
  • ASSTIR - Associação de Solidariedade de S. Tiago de Rebordões
  • Biblioteca 
  • Gabinete de Serviço Social

 
Gestos de Amor on Biteable.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Biblioteca Municipal

QUINTA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO, PELAS 15H00
No mês internacional das bibliotecas escolares, que este ano tem como tema “Conectando comunidades e culturas”, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove um encontro com uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infantojuvenil. Alice Vieira promete uma conversa descontraída com o público, em torno do mundo dos livros.
Alice Vieira é licenciada em Filologia Germânica e iniciou a sua carreira de jornalista aos 18 anos, no Diário de Lisboa. Trabalhou em vários jornais, entre os quais o Diário de Notícias, a cuja redação pertenceu até 1990, data em que deixou o jornalismo diário para ficar como free-lancer, sendo durante muitos anos colaboradora do Jornal de Notícias e da revista Activa.
 
Em 1979 publicou o seu primeiro romance juvenil “Rosa, Minha Irmã Rosa” que nesse ano ganhou o “Prémio de Literatura do Ano Internacional da Criança”. Desde então tem publicado regularmente romances juvenis, poesia, teatro, recolhas de histórias tradicionais, livros infantis. Entre as várias distinções que recebeu estão o prémio Calouste Gulbenkian, em 1983 pelo seu livro “Este Rei Que Eu Escolhi” e o Prix Octogone pela edição francesa de “Os Olhos de Ana Marta” (2000).

Foi ainda várias vezes distinguida com o Prémio Corvo Branco, atribuído pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique. Fez parte da equipa de escritores de vários programas de televisão, como “Rua Sésamo”. Nos últimos anos, Alice Vieira tem-se também dedicado à literatura para adultos.

A entrada é gratuita.


quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O campeão da poupnça

  No dia 30 de outubro de 2017, durante a manhã, na EB de S. Martinho, a turma do 3.º/4.º anos e o seu professor Tiago Barros foram entrevistados pela Antena 1, pela TVI e pela RTP1, sobre o Projeto de Educação Financeira.

           A turma vencedora da 7.ª edição do concurso “No Poupar Está o Ganho!”, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Prémio Excelência, ficou surpreendida com a quantidade de comunicação social presente na sala de aula. Os jornalistas assistiram a uma aula de Educação Financeira e registaram termos como: fundo de emergência, compras por impulso, situações inesperadas, orçamento familiar, compras supérfluas/necessárias…

Guião de Pesquisa Big 6



segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Conversa com Ana Saldanha

Aconteceu no passado dia 24 de outubro, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, um encontro com a escritora e tradutora Ana Saldanha, no qual participaram os alunos do 7ºA do Instituto Nun'Alvres.

 
A escritora começou por pedir aos alunos que apresentassem as suas questões, mas pertinentes, e não questões que teria de "premiar" com a limpeza de umas quantas prateleiras da biblioteca.
 

Apaixonou-se pela leitura porque via a mãe e o avô materno a lerem completamente embebecidos. Começou a ler para perceber se era assim tão divertido como via que era para eles. E assim, a partir dos seis anos tornou-se uma leitora compulsiva.
 
 
As personagens e as situações retratadas nos seus livros são, muitas vezes, algo que vivenciou. Escreve para remediar e resolver situações, assim como para comemorar ocasiões específicas.
Tem algumas histórias na gaveta, à espera de serem terminadas para que possam, um dia, ser publicadas. Entre elas está uma que retoma uma personagem de outras histórias: a Dulce.
 
 
Mais ou menos meio metro
É quanto mede por fim.
Por pouco tempo, é certo...
Diz-me lá então a mim
Qual é a coisa, qual é ela?
(...)
A resposta à adivinha
tem quatro letras e é
Uma palavra sozinha.
Adivinhaste? 

O nosso João Nuno adivinhou!


Esta e partes de outras histórias foram lidas,  por Ana Saldanha, que imprimindo grande vivacidade à leitura e às respostas a todas as perguntas,  nos brindou com um momento extraordinário de encontro e promoção da leitura.
  
 
 

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Ler+Mar – Literacia do Mar | Francisco Lufinha no AE Tomaz Pelayo



No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar e do Projeto Ler+Mar do AETP, recebemos na manhã do dia 16 de outubro o recordista mundial em Kitesurf Francisco Lufinha, que presenteou os alunos da Tomaz Pelayo e da S.Rosendo com a acção “Lufinha School Tour”
O entusiasmo dos alunos foi notório, quer na curiosidade do percurso do atleta, quer na Literacia do Mar. Francisco Lufinha partilhou com os alunos a sua enorme paixão pelo mar e, sobretudo, chamou à atenção para a importância do mar: visto do espaço, o planeta terra é azul! A Terra, que mais corretamente se deveria chamar Oceano, é o planeta mais especial do nosso sistema solar por albergar a vida tal como a conhecemos.
O oceano, que ocupa 70% da superfície do planeta, permite que exista vida na Terra e regula o clima e vários ciclos fundamentais, como o ciclo da água e o do carbono.
O oceano é, ainda, fonte de bens e serviços indispensáveis à humanidade, já que fornece oxigénio e alimento. 

A atividade finalizou com uma sessão de fotografias entre Francisco Lufinha, alunos e professores presentes e todos saíram cientes de quão importante é conservar o nosso mar.

Francisco Lufinha na Tomaz Pelayo
 Por Ana Rita Silva, Bruna Gomes, Maísa Moz e Margarida Silva

     No dia 16 da outubro, pelas 10:15, tivemos a honra de receber Francisco Lufinha na escola Secundária de Tomaz Pelayo, que nos elucidou sobre os aspetos principais do kitesurf e da sua experiência como recordista mundial.
    Esta visita surgiu como resposta a um convite feito pela Bibliotecas Escolares, Tomaz Pelayo e S. Rosendo.
   Kitesurf é um desporto aquático que consiste em deslocar-se com os pés apoiados sobre uma prancha e preso pela cintura a uma estrutura semelhante a um parapente. A deslocação é impulsionada pelo vento, o que permite mover-se a grande velocidade e fazer grandes saltos sobre o mar.
     A iniciativa – Portugal é Mar – surgiu quase como uma “aposta entre amigos”, quando pensou em ligar toda a costa do continente, de norte a sul. Lufinha arriscou e, em 2013, conseguiu ligar Porto a Lagos (564 quilómetros) em 29 horas. Isso valeu-lhe o título de recordista mundial masculino. Um ano mais tarde, em 2014, repetiu o desafio, desta vez entre as Ilhas Selvagens e a ilha do Funchal: foram 306 quilómetros em 12 horas. Em 2015, bateu o próprio recorde e em 48 horas percorreu 874 quilómetros, ao ligar Lisboa à ilha da Madeira.
     Francisco interagiu com os alunos apelando à proteção dos oceanos e incentivou que experimentássemos este desporto.

sábado, 21 de outubro de 2017

Biblioteca Municipal

No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Conversa com a Escritora Ana Saldanha