sexta-feira, 3 de novembro de 2017
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
Conversa com Ana Saldanha
Aconteceu no passado dia 24 de outubro, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, um encontro com a escritora e tradutora Ana Saldanha, no qual participaram os alunos do 7ºA do Instituto Nun'Alvres.
A escritora começou por pedir aos alunos que apresentassem as suas
questões, mas pertinentes, e não questões que teria de "premiar" com a
limpeza de umas quantas prateleiras da biblioteca.
Apaixonou-se pela leitura porque via a mãe e o avô materno a lerem
completamente embebecidos. Começou a ler para perceber se era assim tão
divertido como via que era para eles. E assim, a partir dos seis anos
tornou-se uma leitora compulsiva.
As personagens e as situações retratadas nos seus livros são, muitas
vezes, algo que vivenciou. Escreve para remediar e resolver situações,
assim como para comemorar ocasiões específicas.
Tem algumas histórias na gaveta, à espera de serem terminadas para que
possam, um dia, ser publicadas. Entre elas está uma que retoma uma
personagem de outras histórias: a Dulce.
Mais ou menos meio metro
É quanto mede por fim.
Por pouco tempo, é certo...
Diz-me lá então a mim
Qual é a coisa, qual é ela?
(...)
A resposta à adivinha
tem quatro letras e é
Uma palavra sozinha.
Adivinhaste?
O nosso João Nuno adivinhou!
Esta e partes de outras histórias foram lidas, por Ana Saldanha, que imprimindo grande vivacidade à leitura e às respostas a todas as perguntas, nos brindou com um momento extraordinário de encontro e promoção da leitura.
Atividade integrada no MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar
quinta-feira, 26 de outubro de 2017
quarta-feira, 25 de outubro de 2017
Feira com todos
"Feira com todos" foi a boa prática apresentada pela professora bibliotecária Arminda Carneiro na reunião concelhia da RBST, que decorreu no dia 25/10/2017 na Biblioteca Municipal de Santo Tirso.
terça-feira, 24 de outubro de 2017
Ler+Mar – Literacia do Mar | Francisco Lufinha no AE Tomaz Pelayo
No âmbito do Mês Internacional da
Biblioteca Escolar e do Projeto Ler+Mar do AETP, recebemos na manhã do dia 16
de outubro o recordista mundial em Kitesurf Francisco Lufinha, que presenteou
os alunos da Tomaz Pelayo e da S.Rosendo com a acção “Lufinha School Tour”
O entusiasmo dos alunos foi
notório, quer na curiosidade do percurso do atleta, quer na Literacia do Mar.
Francisco Lufinha partilhou com os alunos a sua enorme paixão pelo mar e,
sobretudo, chamou à atenção para a importância do mar: visto do espaço, o
planeta terra é azul! A Terra, que mais corretamente se deveria chamar Oceano,
é o planeta mais especial do nosso sistema solar por albergar a vida tal como a
conhecemos.
O oceano, que ocupa 70% da
superfície do planeta, permite que exista vida na Terra e regula o clima e
vários ciclos fundamentais, como o ciclo da água e o do carbono.
O oceano é, ainda, fonte de bens
e serviços indispensáveis à humanidade, já que fornece oxigénio e
alimento.
A atividade finalizou com uma
sessão de fotografias entre Francisco Lufinha, alunos e professores presentes e
todos saíram cientes de quão importante é conservar o nosso mar.
Francisco Lufinha na Tomaz Pelayo
Por Ana Rita Silva, Bruna Gomes, Maísa Moz e
Margarida Silva
No dia 16 da outubro, pelas 10:15, tivemos a honra de receber Francisco
Lufinha na escola Secundária de Tomaz Pelayo, que nos elucidou sobre os aspetos
principais do kitesurf e da sua experiência como recordista mundial.
Esta visita surgiu como resposta a um
convite feito pela Bibliotecas Escolares, Tomaz Pelayo e S. Rosendo.
Kitesurf é um desporto aquático que consiste em deslocar-se com os pés apoiados
sobre uma prancha e preso pela cintura a uma estrutura semelhante a um
parapente. A deslocação é impulsionada pelo vento, o que permite mover-se a
grande velocidade e fazer grandes saltos sobre o mar.
A iniciativa – Portugal é Mar –
surgiu quase como uma “aposta entre amigos”, quando pensou em ligar toda a
costa do continente, de norte a sul. Lufinha arriscou e, em 2013, conseguiu
ligar Porto a Lagos (564 quilómetros) em 29 horas. Isso valeu-lhe o título de
recordista mundial masculino. Um ano mais tarde, em 2014, repetiu o desafio,
desta vez entre as Ilhas Selvagens e a ilha do Funchal: foram 306 quilómetros
em 12 horas. Em 2015, bateu o próprio recorde e em 48 horas percorreu 874
quilómetros, ao ligar Lisboa à ilha da Madeira.
Francisco interagiu com os alunos apelando
à proteção dos oceanos e incentivou que experimentássemos este desporto.
sábado, 21 de outubro de 2017
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Comemoração do dia internacional da alimentação
Comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação com a Nutricionista Ana Ferreira na Escola Básica de S. Bento da Batalha
Este dia celebra-se anualmente a 16 de outubro.
O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Todos as atividades e informações podem ser encontradas no site da FAO.
sexta-feira, 13 de outubro de 2017
quinta-feira, 12 de outubro de 2017
Biblioteca Municipal
terça-feira, 10 de outubro de 2017
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)














