terça-feira, 24 de outubro de 2017

Ler+Mar – Literacia do Mar | Francisco Lufinha no AE Tomaz Pelayo



No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar e do Projeto Ler+Mar do AETP, recebemos na manhã do dia 16 de outubro o recordista mundial em Kitesurf Francisco Lufinha, que presenteou os alunos da Tomaz Pelayo e da S.Rosendo com a acção “Lufinha School Tour”
O entusiasmo dos alunos foi notório, quer na curiosidade do percurso do atleta, quer na Literacia do Mar. Francisco Lufinha partilhou com os alunos a sua enorme paixão pelo mar e, sobretudo, chamou à atenção para a importância do mar: visto do espaço, o planeta terra é azul! A Terra, que mais corretamente se deveria chamar Oceano, é o planeta mais especial do nosso sistema solar por albergar a vida tal como a conhecemos.
O oceano, que ocupa 70% da superfície do planeta, permite que exista vida na Terra e regula o clima e vários ciclos fundamentais, como o ciclo da água e o do carbono.
O oceano é, ainda, fonte de bens e serviços indispensáveis à humanidade, já que fornece oxigénio e alimento. 

A atividade finalizou com uma sessão de fotografias entre Francisco Lufinha, alunos e professores presentes e todos saíram cientes de quão importante é conservar o nosso mar.

Francisco Lufinha na Tomaz Pelayo
 Por Ana Rita Silva, Bruna Gomes, Maísa Moz e Margarida Silva

     No dia 16 da outubro, pelas 10:15, tivemos a honra de receber Francisco Lufinha na escola Secundária de Tomaz Pelayo, que nos elucidou sobre os aspetos principais do kitesurf e da sua experiência como recordista mundial.
    Esta visita surgiu como resposta a um convite feito pela Bibliotecas Escolares, Tomaz Pelayo e S. Rosendo.
   Kitesurf é um desporto aquático que consiste em deslocar-se com os pés apoiados sobre uma prancha e preso pela cintura a uma estrutura semelhante a um parapente. A deslocação é impulsionada pelo vento, o que permite mover-se a grande velocidade e fazer grandes saltos sobre o mar.
     A iniciativa – Portugal é Mar – surgiu quase como uma “aposta entre amigos”, quando pensou em ligar toda a costa do continente, de norte a sul. Lufinha arriscou e, em 2013, conseguiu ligar Porto a Lagos (564 quilómetros) em 29 horas. Isso valeu-lhe o título de recordista mundial masculino. Um ano mais tarde, em 2014, repetiu o desafio, desta vez entre as Ilhas Selvagens e a ilha do Funchal: foram 306 quilómetros em 12 horas. Em 2015, bateu o próprio recorde e em 48 horas percorreu 874 quilómetros, ao ligar Lisboa à ilha da Madeira.
     Francisco interagiu com os alunos apelando à proteção dos oceanos e incentivou que experimentássemos este desporto.

sábado, 21 de outubro de 2017

Biblioteca Municipal

No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Conversa com a Escritora Ana Saldanha
 




segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Comemoração do dia internacional da alimentação

Comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação com a Nutricionista Ana Ferreira na Escola Básica de S. Bento da Batalha
Este dia celebra-se anualmente a 16 de outubro. O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945. A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Todos as atividades e informações podem ser encontradas no site da FAO.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

MIBE 2017

" As bibliotecas escolares desempenham um papel cada vez mais determinante na criação e dinamização de comunidades de leitores, de práticas e de aprendizagem, criando pontes e valorizando a diversidade cultural neste mundo globalizado". In RBE, MIBE, 2017

...ligando comunidades e culturas, no Instituto Nun'Alvres

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

2º Painel - Bibliotecas com boas práticas


No 2º painel participaram a professora bibliotecária Elsa Oliveira do AE de Caldas de Vizela, o professor bibliotecário Jorge Brandão do AE de Amares e foram moderados pela professora Adelina Monteiro da Escola da Ponte.

Apresentação - Elsa Oliveira


Filme - A escola dinamizadora de projetos - AE Caldas de Vizela


Apresentação - Jorge Brandão

Jorge de

1º Painel - Os projetos na biblioteca escolar


No 1º painel participaram Isabel Mendinhos da Rede de Bibliotecas Escolares e Maria João Horta em representação da Fundação Calouste Gulbenkian. Este painel teve a moderação da professora Antónia Brandão do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques.

Apresentação - Isabel Mendinhos

Apresentação  - Maria João Horta

Sessão de abertura do II Seminário


A sessão de abertura do II Seminário da Rede de Bibliotecas de Santo Tirso contou com a presença de Nuno Olaio, em representação da Câmara Municipal de Santo Tirso, de Isabel Mendinhos em representação da Rede de Bibliotecas Escolares e Graça Carneiro, diretora do Centro de Formação Sebastião da Gama.
Os três membros deste painel enalteceram a vitalidade da RBST e a importância da criação destes momentos de formação/reflexão destinada aos professores.

Nesta apresentação foi exibido o filme Rede de Bibliotecas de Santo Tirso.