quarta-feira, 13 de julho de 2016
quinta-feira, 16 de junho de 2016
ALUNA DA ESCOLA D. DINIS VENCE 2.º LUGAR NO CONCURSO "LER COMO QUEM JOGA - ESCREVER COMO QUEM PINTA"
A Escola Básica e Secundária D. Dinis foi o estabelecimento de
ensino premiado em 2.º lugar na componente, dirigida ao 3.º ciclo, “Notas de Leitura” do concurso “Ler
como quem joga, escrever como quem pinta”, a nível nacional, promovido pelo
Plano Nacional de Leitura com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares, Direção-Geral de Administração Escolar, Leya
Eds., Instituto Camões IP.
O trabalho premiado, intitulado “Querido Diário”, foi elaborado pela aluna Ana
Margarida Rebelo Lopes, n.º 3 do 9.º C. Este trabalho assume a forma de um
diário, que serve de complemento à leitura da obra “O fantasma de Canterville”, de Oscar Wilde.
Felicitamos a aluna e a professora Ana Cristina Ribeiro.terça-feira, 7 de junho de 2016
Maratona de Leitura 24 Horas a ler
2 e 3 de julho de 2016
A Maratona
da Leitura – 24 Horas a Ler entra este ano na sua quinta edição. Trata-se de um
evento com características únicas no Interior do país e que ambiciona subir a
um novo patamar de exigência e qualidade na edição de 2016, onde a figura do
poeta Fernando Pessoa estará em destaque.
A Biblioteca
Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, será o centro de operações desta
maratona de 24 horas de leitura ininterrupta. Cada um escolhe o que pretende ler
e o único desafio é o que faça em voz alta. Estamos a convidar todo o país a
associar-se a esta maratona e o próximo passo é que o mundo também se envolva
na denominada Dia da Leitura Planetária.
Sobre a
quinta edição da Maratona da Leitura, que decorre ao longo de 24 horas nos dias
2 e 3 de julho, Fernando Pessoa estará no centro das atenções, servindo de mote
a diversas atividades: exposição «Os lugares de Pessoa» (cedida pela Casa
Fernando Pessoa), projeção multimédia «Fernando Pessoa aos olhos de crianças e
jovens da Sertã», Correio de Fernando Pessoa, momentos de declamação de poesia
do autor e realização de várias conversas informais, ao longo de 24 horas, com
a presença de vários escritores, em diferentes locais do concelho da Sertã.
Teremos alguns dos maiores especialistas e seguidores da obra de Pessoa, como Jerónimo
Pizarro e Ricardo Belo de Morais, e contaremos com a presença de Luís Miguel
Rosa Dias e Manuela Nogueira, ambos sobrinhos de Fernando Pessoa. Valter
Hugo Mãe é outro dos escritores que aceitou o nosso convite para estar na
Maratona, sendo de esperar que mais escritores nacionais estejam igualmente
presentes.
Mas a
Maratona da Leitura compreenderá outras atividades paralelas, destacando-se o encontro
de bibliomóveis, o espetáculo multimédia «Jogo de Cartas» e ainda o já citado Dia
da Leitura Planetária, para a qual estamos a convidar diversas bibliotecas
espalhadas pelo mundo, a quem desafiamos a ler connosco em voz alta durante um
dia inteiro. Algumas bibliotecas do Brasil já aceitaram o nosso repto e existem
boas probabilidades de contarmos com colaborações de bibliotecas de mais países
sul-americanos.
O grande
desafio é, contudo, convencer a população portuguesa, onde quer que esteja, a
ler durante alguns minutos em voz alta. Podem escolher o seu autor preferido,
um poema, um texto em prosa ou até uma obra da sua autoria, o que importa é que
partilhem esse momento tão pessoal – como é a leitura – com o público. A
leitura poderá ser feita de forma presencial, na Biblioteca Padre Manuel
Antunes, na Sertã, ou via skype.
Acima de
tudo, a Maratona de Leitura pretende ser uma oportunidade de partilha de
gostos, interesses, opiniões, além de uma ocasião para divulgar escritores e
obras literárias e uma atividade de incentivo à escrita e à leitura em voz
alta. Para quem escuta é um momento de apreciação e de contemplação, quem lê
experimenta e expõe-se, lendo em voz alta e partilhando o que selecionou para
ler.
A Maratona
da Leitura – 24 Horas a Ler é uma organização da Biblioteca Municipal Padre
Manuel Antunes e da Câmara Municipal da Sertã e conta com o apoio institucional
da Casa Fernando Pessoa. Temos também diversos patrocinadores, assim como media partners.
quinta-feira, 2 de junho de 2016
Curta da BE D. Afonso Henriques
Iniciamos hoje a 2ª etapa do desafio “Curtas na Biblioteca”.
Agora que os vídeos estão publicados na página de Facebook da RBE, o desafio volta a estar do lado das bibliotecas. Cabe a cada escola/ agrupamento a divulgação nos canais de proximidade da sua comunidade educativa, acedendo, apelando à participação, partilhando e fazendo “Gosto” no seu filme.
Lembramos que só serão válidos os “gostos” referentes à votação feita no post alojado no Facebook da RBE [ https://www.facebook.com/rbeportugal/videos ].
Ao longo do mês de junho, serão publicadas estatísticas da votação. A votação termina a 30 de junho 2016.
Vamos votar neste vídeo...
segunda-feira, 23 de maio de 2016
Curso e-learning sobre gestão de
coleções em bibliotecas escolares com novas datas em junho
O curso e-learning “Gestão de
coleções em bibliotecas escolares: da teoria à prática” tem por objetivo dotar
os formandos de ferramentaspráticas para que possam
contribuir para melhorar e racionalizar a gestão de coleções nos serviços a que
pertencem através da concepção e implementação de uma estratégia de avaliação,
de uma política de gestão e de um plano de divulgação das coleções da sua
biblioteca.GESTÃO DE COLEÇÕES EM BIBLIOTECAS ESCOLARES: DA TEORIA À PRÁTICA
Data: 8 a 29 de junho
Formadora: Tatiana Sanches
Carga horária: 2 semanas – 18h
Preço: 54,00 euros (Associados
Individuais) / 72,00 euros (Associados Colectivos) / 108,00 euros (Não
Associados)
Inscrição até dia 1 de junho
Venha experimentar esta nova
oferta formativa, aproveitando esta oportunidade para actualizar os seus
conhecimentos e melhorar o seu desempenho profissional. Reserve, desde já, o
seu lugar realizando a sua inscrição!Invista na sua formação ao seu
ritmo, melhore as suas competências técnicas com conteúdos programáticos atuais
e consistentes, sempre acompanhado de um Formador.O e-Learning é uma metodologia
eficaz que otimiza os recursos, permitindo uma aprendizagem mais personalizada,
e contribuindo para uma forte redução de custos.Para mais informações, consulte o
sítio web da BAD ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail
formacao@bad.pt.
sexta-feira, 13 de maio de 2016
Curtas na Biblioteca
A biblioteca escolar D. Afonso Henriques respondeu ao desafio:
Curtas na Biblioteca.Video a concurso.As nossas alunas aceitaram o desafio e produziram um excelente trabalho.
Este video será publicado a 27 de maio no facebook da RBE e estará a votação entre essa data e 30 de junho. Vamos depois pedir muitos gostos no video, mas na página da RBE.
quarta-feira, 11 de maio de 2016
terça-feira, 3 de maio de 2016
13-14-15 de maio: IV ENCONTRO FERREIRA DE CASTRO

Programa: http://www.aefcastro.net/portal1215/
Inscrições:https://docs.google.com/a/ceferreiradecastro.org/forms/d/1TtejrAX9wlCxy8II3aeDzBETIDdGyRC4eR67Si4hOhY/viewform?c=0&w=1

Programa: http://www.aefcastro.net/portal1215/
Inscrições:https://docs.google.com/a/ceferreiradecastro.org/forms/d/1TtejrAX9wlCxy8II3aeDzBETIDdGyRC4eR67Si4hOhY/viewform?c=0&w=1
segunda-feira, 2 de maio de 2016
2ª Painel - O Leitor do Século XXI
O segundo painel foi moderado pela professora bibliotecária Carolina Machado do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques.
A primeira intervenção esteve a cargo de Ana Terra.
A segunda foi dinamizada por Luísa Alvim.
1º Painel - O papel da biblioteca escolar
O primeiro painel intitulou-se "O papel da biblioteca escolar" e foi moderado por Maria José Carvalho, bibliotecária do Instituto Nun'Alvres.
A primeira intervenção foi feita por Jones Maciel, diretor do Agrupamento de Escolas de Gondifelos.
A segunda, foi da autoria de Rosa Dias, professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas de Gondifelos.
A terceira, foi da responsabilidade de Raquel Ramos, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
sexta-feira, 29 de abril de 2016
Abertura do I Seminário da RBST
Tiago Araújo, vereador da cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso, Raquel Ramos, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e Graça Carneiro, diretora do CFAE Sebastião da Gama abriram o I Seminário da Rede das
Bibliotecas de Santo Tirso, subordinado ao tema «A Biblioteca Escolar e o Leitor do
Século XXI», que decorreu no dia 28 de abril, entre as 14h30 e as 17H30, no auditório da
Biblioteca Municipal de Santo Tirso.
Este seminário juntou professores, investigadores, bibliotecários, diretores de
agrupamento, entre outros responsáveis, para um debate enriquecedor e
abrangente, tendo como base a biblioteca escolar e o leitor do séc. XXI.
Nota: Este seminário teve a responsabilidade cientifica de Filomena Branco.
Nota: Este seminário teve a responsabilidade cientifica de Filomena Branco.
Subscrever:
Mensagens (Atom)









