quinta-feira, 8 de março de 2012
Minutos de Leitura em Santo Tirso
...das 11h15 às 11h30, uma paragem dedicada à leitura. Esta foi uma atividade que decorreu hoje, à mesma hora, em todas as escolas do concelho, e no Instituto Nun'Alvres também!
sexta-feira, 2 de março de 2012
quinta-feira, 1 de março de 2012
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Papagaios Festivos - Tributo a Charles Dickens
A biblioteca da Escola Secundária de D. Dinis associou-se à celebração do bicentenário do escritor Charles Dickens com uma exposição de papagaios de papel construídos a partir de obras do autor.
Os trabalhos foram elaborados pelos alunos do 10ºG, na disciplina de Desenho e Comunicação, sob a orientação da professora Fernanda Pina.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
sábado, 4 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Blogue da biblioteca do INA: 1º aniversário
O blogue da Biblioteca Geral do Intituto Nun'Alvres está de parabéns. Hoje, 27 de Janeiro de 2012, comemora o seu 1º aniversário. Estamos de parabéns! Nasceu graças ao apoio do João e do Paulo, agora no 2º TIG, e rapidamente ganhou asas. Acompanha diariamente a vida e o pulsar da nossa biblioteca. Apresenta-nos as suas atividades, o seu caminhar, o seu trabalho diário na construção de uma biblioteca viva.
"Na memória de quem lê, há sempre um livro especial e mesmo nalguns casos, uma biblioteca inesquecível." Casimiro de Brito
Desejando que a nossa biblioteca, a biblioteca do INA seja uma biblioteca inesquecível, estamos convosco diariamente.
E em dia de aniversário há presentes! Os 10 primeiros autores de comentários, a esta notícia, receberão um livro, "novinho em folha" de literatura infanto- juvenil.
Venha daí comemorar connosco...
"Na memória de quem lê, há sempre um livro especial e mesmo nalguns casos, uma biblioteca inesquecível." Casimiro de Brito
Desejando que a nossa biblioteca, a biblioteca do INA seja uma biblioteca inesquecível, estamos convosco diariamente.
E em dia de aniversário há presentes! Os 10 primeiros autores de comentários, a esta notícia, receberão um livro, "novinho em folha" de literatura infanto- juvenil.
Venha daí comemorar connosco...
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Prazer de ler
Prazer de ler...alunos do Instituto Nun'Alvres apresentam as suas leituras...
Título: O segredo do rei Curro
Autor: Patacrúa
Ilustrador: Magicomora
Tipo de documento: livro
Editora: OQO
ISBN:84-96573-34-6
Prazer de ler...
Eu li um livro que tinha um segredo escondido. Gostei muito, achei muito bonito. Primeiro achei que não ia gostar, mas quando comecei a ler mudei de opinião.
Ler estes livros ajuda-me a estudar Língua Portuguesa.
...requisitei este livro na biblioteca...
Título: O segredo do rei Curro
Autor: Patacrúa
Ilustrador: Magicomora
Tipo de documento: livro
Editora: OQO
ISBN:84-96573-34-6
Prazer de ler...
Eu li um livro que tinha um segredo escondido. Gostei muito, achei muito bonito. Primeiro achei que não ia gostar, mas quando comecei a ler mudei de opinião.
Ler estes livros ajuda-me a estudar Língua Portuguesa.
...requisitei este livro na biblioteca...
![]() |
| Beatriz Gonçalves - 2ºano |
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Prazer de ler
Prazer de ler...alunos do Instituto Nun'Alvres apresentam as suas leituras...
Título: Elmer
Autor: David Mckee
Ilustrador: David Mckee
Tipo de documento: livro
Editora: Caminho
ISBN:972-21-1070-5
Prazer de ler...
A professora deu-me um livro para ler que se chama Elmer. Gostei muito de o ler, achei muito divertido, principalmente o título. O Elmer é um elefante brincalhão e colorido. Eu gosto muito, muito, muito de ler!
...requisitei este livro na biblioteca...
Título: Elmer
Autor: David Mckee
Ilustrador: David Mckee
Tipo de documento: livro
Editora: Caminho
ISBN:972-21-1070-5
Prazer de ler...
A professora deu-me um livro para ler que se chama Elmer. Gostei muito de o ler, achei muito divertido, principalmente o título. O Elmer é um elefante brincalhão e colorido. Eu gosto muito, muito, muito de ler!
...requisitei este livro na biblioteca...
![]() |
| João Pedro Azevedo - 2ºano |
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Prazer de ler
Prazer de ler...alunos do Instituto Nun'Alvres apresentam as suas leituras...
Título: A bruxa arreganhadentes
Autor: Tina Meroto
Ilustrador: Maurizio A.C. Quarello
Tipo de documento: livro
Editora: OQO
ISBN:978-84-96788-56-5
Prazer de ler...
Eu achava que o livro ia ser uma seca, mas quando o li adorei. Gostei muito do irmão mais novo desta história porque era o mais inteligente.
A personagem que me arrepiou mais a espinha foi a bruxa arreganhadentes.
A história era comprida e foi um bocadinho difícil de ler.
...requisitei este livro na biblioteca...
Título: A bruxa arreganhadentes
Autor: Tina Meroto
Ilustrador: Maurizio A.C. Quarello
Tipo de documento: livro
Editora: OQO
ISBN:978-84-96788-56-5
Prazer de ler...
Eu achava que o livro ia ser uma seca, mas quando o li adorei. Gostei muito do irmão mais novo desta história porque era o mais inteligente.
A personagem que me arrepiou mais a espinha foi a bruxa arreganhadentes.
A história era comprida e foi um bocadinho difícil de ler.
...requisitei este livro na biblioteca...
![]() |
| Vasco Gondar -2ºano |
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
O meu livro
O meu livro:queres ler?
Isabel Lima, psicóloga do Instituto Nun'Alvres, sugere:
O livro:
A minha sugestão é "O regresso do jovem príncipe” do escritor argentino A.G. Roemmers, cuja poesia tem sido objeto de numerosas publicações e distinções.
Razões da escolha:
Este livro, inspirado no clássico “O principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, lançado em 1943, em plena II Guerra Mundial, procura responder à seguinte pergunta: “E se o pequeno príncipe viesse ao mundo nos dias de hoje?”.
Assim, o autor traz de novo à terra, neste século XXI, o solitário habitante do asteróide B 612, agora um jovem adolescente, cheio de dúvidas e de questões, que procura entender o mundo e o caminho para a felicidade. A obra tem um prefácio de um familiar de Saint-Exupéry, Bruno d'Agay, que afirma: "Este livro devolve-nos aquilo que nunca deveríamos ter abandonado: o amor pelo próximo, a fraternidade, a educação, a família, valores que consolidam as sociedades civilizadas e humanas."
O narrador é um homem de meia-idade que, numa viagem de carro na Patagónia, encontra um jovem adormecido no meio do deserto e resolve ajudá-lo. Ao longo de três dias, os dois improváveis companheiros conversam sobre a origem dos problemas, a dificuldade de ser adulto, o poder da amizade, o segredo da felicidade e a importância do amor. A viagem de carro transforma-se assim numa autêntica trajetória espiritual, em que a partir das perguntas simples que o jovem príncipe vai formulando, o narrador descobre um novo olhar sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia.
Título: O regresso do jovem príncipe
Autor: A.G. Roemmers
Tipo de documento: livro
Editora: Lua de Papel
ISBN: 978-989-23-1600-0
Biografia:
Isabel Lima, psicóloga, integra a equipa do Gabinete Psicopedagógico do Instituto Nun’Alvres desde Janeiro de 1997.
O livro tem um lugar central na minha vida: quer na minha atividade profissional, no âmbito da intervenção psicológica e da atualização científica, quer no meu lazer, onde a leitura constitui uma fonte de prazer e de relaxamento, mas também de conhecimento, de descoberta e de crescimento pessoal. “Um livro é uma janela aberta para o mundo. Através do livro, viajamos ao longo do tempo, dos lugares… Sentimos, refletimos, sonhamos, descontraímos, aprendemos, crescemos… O livro é pois uma oportunidade para descobrir mais acerca do mundo que nos rodeia… e mais ainda acerca de nós mesmos…”
...e agora ofereço o livro à biblioteca para que o possas ler...
...e de 15 em 15 dias a biblioteca apresentará um novo livro e um novo convidado...
Isabel Lima, psicóloga do Instituto Nun'Alvres, sugere:
O livro:
A minha sugestão é "O regresso do jovem príncipe” do escritor argentino A.G. Roemmers, cuja poesia tem sido objeto de numerosas publicações e distinções.
Razões da escolha:
Este livro, inspirado no clássico “O principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, lançado em 1943, em plena II Guerra Mundial, procura responder à seguinte pergunta: “E se o pequeno príncipe viesse ao mundo nos dias de hoje?”.
Assim, o autor traz de novo à terra, neste século XXI, o solitário habitante do asteróide B 612, agora um jovem adolescente, cheio de dúvidas e de questões, que procura entender o mundo e o caminho para a felicidade. A obra tem um prefácio de um familiar de Saint-Exupéry, Bruno d'Agay, que afirma: "Este livro devolve-nos aquilo que nunca deveríamos ter abandonado: o amor pelo próximo, a fraternidade, a educação, a família, valores que consolidam as sociedades civilizadas e humanas."
O narrador é um homem de meia-idade que, numa viagem de carro na Patagónia, encontra um jovem adormecido no meio do deserto e resolve ajudá-lo. Ao longo de três dias, os dois improváveis companheiros conversam sobre a origem dos problemas, a dificuldade de ser adulto, o poder da amizade, o segredo da felicidade e a importância do amor. A viagem de carro transforma-se assim numa autêntica trajetória espiritual, em que a partir das perguntas simples que o jovem príncipe vai formulando, o narrador descobre um novo olhar sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia.
Título: O regresso do jovem príncipe
Autor: A.G. Roemmers
Tipo de documento: livro
Editora: Lua de Papel
ISBN: 978-989-23-1600-0
Biografia:
Isabel Lima, psicóloga, integra a equipa do Gabinete Psicopedagógico do Instituto Nun’Alvres desde Janeiro de 1997.
O livro tem um lugar central na minha vida: quer na minha atividade profissional, no âmbito da intervenção psicológica e da atualização científica, quer no meu lazer, onde a leitura constitui uma fonte de prazer e de relaxamento, mas também de conhecimento, de descoberta e de crescimento pessoal. “Um livro é uma janela aberta para o mundo. Através do livro, viajamos ao longo do tempo, dos lugares… Sentimos, refletimos, sonhamos, descontraímos, aprendemos, crescemos… O livro é pois uma oportunidade para descobrir mais acerca do mundo que nos rodeia… e mais ainda acerca de nós mesmos…”
...e agora ofereço o livro à biblioteca para que o possas ler...
...e de 15 em 15 dias a biblioteca apresentará um novo livro e um novo convidado...
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
2012: Ano internacional da energia sustentável para todos
A ONU elegeu 2012 como o "Ano internacional da energia sustentável para todos".
Segundo dados da ONU 1,4 mil milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à eletricidade, mil milhões só tem acesso parcial o que os prejudica ao nível do acesso a outros bens, nomeadamente, entre outros, à educação, saúde e lazer.
Ao mesmo tempo consomem-se, cada vez mais, os combustíveis fósseis, como o petróleo, responsáveis pela emissão de gases que causam o efeito de estufa.
A iniciativa das Nações Unidas pretende atrair a atenção mundial para a importância da energia para o desenvolvimento e a redução da pobreza. Neste sentido desenvolveu objetivos que devem ser atingidos até 2030:
Sítio da ONU sobre o Ano internacional da energia sustentável
Segundo dados da ONU 1,4 mil milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à eletricidade, mil milhões só tem acesso parcial o que os prejudica ao nível do acesso a outros bens, nomeadamente, entre outros, à educação, saúde e lazer.
Ao mesmo tempo consomem-se, cada vez mais, os combustíveis fósseis, como o petróleo, responsáveis pela emissão de gases que causam o efeito de estufa.
A iniciativa das Nações Unidas pretende atrair a atenção mundial para a importância da energia para o desenvolvimento e a redução da pobreza. Neste sentido desenvolveu objetivos que devem ser atingidos até 2030:
- garantir acesso universal a serviços modernos de energia;
- dobrar a taxa de melhoria da eficiência energética;
- duplicar a quota de energias renováveis no setor energético global.
Sítio da ONU sobre o Ano internacional da energia sustentável
Subscrever:
Mensagens (Atom)












