sexta-feira, 9 de outubro de 2015


 
PrémioUrbano Tavares Rodrigues
 

A escritora Lídia Jorge ganhou o prémio Urbano Tavares Rodrigues com o romance "Os Memoráveis", no valor de 7.500 euros, anunciou hoje a Fenprof, que instituiu o galardão e que, com ele, assinala o Dia Mundial do Professor.

O prémio foi atribuído por unanimidade pelo júri - os escritores e professores Teresa Martins Marques, José Manuel Mendes e Paulo Sucena - à obra publicada em 2014.

O prémio, instituído em parceria com uma seguradora, é divulgado há quatro anos neste dia em que se assinala o Dia Mundial do Professor, e distingue, alternadamente, romance/ficção com o prémio Urbano Tavares Rodrigues, e poesia, com o prémio António Gedeão.

O galardão destina-se em exclusivo a obras publicadas por professores, no ativo ou não, no ano anterior à sua atribuição.

Lídia Jorge foi professora do ensino secundário, e publicou a sua primeira obra, "O Dia dos Prodígios", em 1980. É autora, entre outras obras, de "A Costa dos Murmúrios", já adaptado ao cinema, "O Vento Assobiando nas Gruas", "Combateremos a sombra" e "A Noite das Mulheres Cantoras".
A escritora já recebeu, entre outros, o Prémio Dom Dinis, o Prémio PEN Clube, o Grande Prémio de Romance de Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia.
Em novembro do ano passado, Lídia Jorge foi distinguida, por unanimidade, com o Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014, atribuído pelo Ministério da Cultura de Espanha e pela Secretaria de Estado da Cultura de Portugal, e, em março, recebeu o Prémio Vergílio Ferreira da Universidade de Évora.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário