domingo, 27 de janeiro de 2013

Teresa Calçada visita bibliotecas escolares de Santo Tirso

A Drª Teresa Calçada, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, deslocou-se ao concelho de Santo Tirso para conhecer in loco o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares deste concelho. Acompanharam-na neste périplo a diretora da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, Drª Maria do Céu e o coordenador Interconcelhio da RBE, Drº António Pires.
A visita iniciou-se na Escola Secundária Tomaz Pelayo. A comitiva foi recebida pela direção da escola. Após uma visita à escola, com o objetivo de conhecer as instalações da mesma, encontrou-se na biblioteca onde foi recebida pela equipa da biblioteca escolar e brindada com uma pequena sessão musical e poética, que agradou aos convidados. Visitou a biblioteca escolar e aclarou ideias sobre o funcionamento, organização e a potencialidade da biblioteca escolar no apoio ao currículo. Após um breve lanche, partimos.
 Escola Secundária Tomas Pelayo

A viagem continuo até ao Instituto Nun'Alvres, aqui fomos recebidos pela direção geral, pedagógica e administrativa do colégio. Fez-se o ponto da situação da biblioteca escolar, numa breve conversa com a diretora pedagógica e professora bibliotecária. Visitamos a biblioteca geral e a biblioteca escolar acompanhados pela professora bibliotecária, administrador financeiro, coordenadora do departamento de línguas e coordenadora do departamento de expressões. Almoçamos (agradecimento aos alunos do Curso Profissional de Restauração pelo excelente desempenho) e partimos. 

 Instituto Nun'Alvres


A viagem terminou no Centro Escolar da Costa. A direção do agrupamento EBI S. Martinho do Campo, acompanhada pelo coordenador de estabelecimento do Centro Escolar e dos professores bibliotecários, recebeu-nos e levou-nos à biblioteca escolar. Aqui assistimos ao trabalho de pesquisa feito por uma turma do terceiro ano. Os alunos estavam a preparar um PowerPoint para apresentarem na Semana da Leitura 2013. Na elaboração do seu trabalho contaram com a colaboração da Drª Teresa Calçada. 
O coordenador do Centro Escolar orientou-nos numa visita guiada ao centro escolar.
Centro Escolar da Costa
Resta-nos agradecer a todos: direções das escolas, professores bibliotecários, professores e alunos a simpatia, o carinho, a amabilidade e o profissionalismo com que nos receberam. Obrigado a todos.

António Pires
Coordenador Interconcelhio  RBE para o  concelho de  Santo Tirso

Sem comentários:

Enviar um comentário