terça-feira, 15 de maio de 2012

Projeto Cesareia

Biblioteca do Instituto Nun'Alvres integra o projeto Cesareia

No passado dia 7 de Maio foi apresentado no auditório da Biblioteca Nacional, o projeto Cesareia do qual a nossa biblioteca faz parte, integrando o seu catálogo coletivo.



"O PROJECTO CESAREIA – PORTAL DAS BIBLIOTECAS ECLESIAIS PORTUGUESAS – nasce da dinâmica de reflexão entre o Grupo de Trabalho para a área das Bibliotecas e do Livro e o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, da Conferência Episcopal Portuguesa.
Procura-se, com esta iniciativa, proporcionar às instituições da Igreja (dioceses, seminários, universidades, colégios e ordens religiosas, entre outras) uma dinâmica global e concertada de actuação na área do Livro e das Bibliotecas, consentânea com os actuais padrões de intervenção, e estabelecer um equilíbrio entre os valores culturais e pedagógicos deste património, em ordem à sua fruição e respeito pela identidade específica de que é portador." In  http://www.cesareia.com/index.php/projecto/apresentacao

Para saber mais sobre o projeto Cesareia, visitar http://www.cesareia.com/

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Exposição itinerante...para S. Rosendo


A exposição "Uma escultura - uma intenção - uma reflexão - uma abordagem", foi elaborada no âmbito da atividade "A poesia está na rua", proposta a todas as escolas do concelho, pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

O tema para as atividades deste ano, teve como pano de fundo o MIEC - Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso - e a relação entre a poesia e as artes visuais.
As esculturas "saltararam do MIEC" para a Sala de Educação Visual do Instituto Nun'Alvres. Os alunos, a partir de uma obra e após uma reflexão crítica da intenção do autor, refizeram propostas de esculturas públicas ora com base em sólidos geométricos - 8º ano - ora com materiais recicláveis - 9º ano .

O resultado deste trabalho, coordenado pelo Departamento de Expressões, é a magnífica exposição que tem animado a nossa biblioteca.

Hoje foi dia de mostrar uma seleção destes trabalhos na Biblioteca da EB 2,3 de S. Rosendo.

Um grupo de alunos, representantes do 8º e 9ºanos, acompanhados das professoras Francisca e Teresina fizeram a apresentação dos trabalhos, explicando a sua génese e a forma de conceção.

Agradecemos o magnifico acolhimento proporcionado pelas professoras bibliotecárias Salete Figueiredo e Isabel Dias, assim como a presença das senhoras directora e subdiretora Drª. Olinda Marques e Mónica Nogueira.

A exposição permanecerá na EB 2,3 de S. Rosendo até à próxima semana e daqui partirá para a Escola Secundária de Tomás Pelayo.Estão de parabéns todos os autores destes magníficos trabalhos, e o grupo que tão bem representou o INA.