quarta-feira, 21 de março de 2012

A poesia está na rua 2012


Uma iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso, à qual, também, o Instituto Nun'Alvres aderiu.




“mãos à obra”é a designação da edição 2012 do programa “a poesia está na rua”, é uma expressão utilizada para referir certa tarefa que exige esforço e muita vontade.


Ora, numa altura de fortes apertos financeiros, numa crise generalizada que a todos afeta, esta exortação “mãos à obra” remete para a necessidade de repensamos prioridades.Há que valorizar o essencial. Congregarmos energias e criatividade em torno de um imperativo que mobilize a iniciativa de cidadãos, agentes educativos e culturais. Neste contexto, a presente edição, recorre ao “cenário” priviligiado do Museu Internacional de Escultura Contemporânia (MIEC) reconhecido dentro e fora de fronteiras, como um verdadeiro “santuário” da escultura contemporânia, basta conferir os nomes dos artistas de craveira internacional nele representados.


Mas , se pensamos que ainda subsiste alguma incompreensão na interpretação da arte contemporânea, como refere um dos artistas, divulgar e valorizar é o caminho.


Enquadrado nos propósitos e objectivos do programa, foi apresentado aos estabelecimentos de ensino do concelho, o desafio de reinterpretarem livremente as obras do MIEC e conceberem propostas para serem expostas(nas proximidades das esculturas) de 21 a 30 de março.


“a poesia está na rua” vai homenagear Vasco Graça Moura, cuja obra ocupa um lugar cimeiro na históra da literatura portuguesa contemporânea. Poeta e tradutor, Vasco Moura desenvolve desde há muito um diálogo criativo muito singular, entre a poesia e as artes (música, pintura e também a escultura). Uma justa homenagem que acontece, feliz coincidência, na celebração dos seus cinquenta anos de vida literária. Uma palavra de especial abraço ao amigo e escultor maior,Alberto Carneiro, comissário de MIEC.


Alberto Carneiro é o nosso convidado de honra.


Temos muito trabalho a fazer. Mãos à obra!


In A poesia está na rua 2012, programa, Castro Fernandes


Para saber mais e ver o programa clicar em  http://santotirso-apoesiaestanarua.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário